É muito errado concordar com o Thanos?


Na cidade onde moro não tem cinema, por conta disso eu demoro muito mais pra assistir os filmes que são lançados e acabo perdendo todo o hype do momento, o que não é de todo ruim porque as vezes toda essa falação sobre o assunto acaba deixando tudo muito saturado e parece que você é obrigado a ver senão vai ficar por fora do melhor filme de todos os tempos da última semana. Mas eu prefiro ver no meu tempo e esse tempo geralmente tem sido nos domingos de manhã porque ultimamente tenho dormido em qualquer filme que tente assistir depois do meio dia.

E bem, depois de alguns meses assisti Vingadores: Guerra Infinita e como o espírito de questionadora nunca sai de mim um simples filme de cultura pop vira tema de dias de reflexões internas e ~ questões ~ que embora pertinentes podem ser que não façam sentido nenhum, mas na minha cabeça fazem e não consigo parar de pensar. Eu evitei ao máximo pegar spoilers, mas inevitavelmente já sabia mais ou menos o que iria acontecer, mas nada que estragasse minha experiência e não vou explicar detalhadamente, se você já viu vai entender e se não viu faz o favor de assistir, mas a questão é que: Thanos queria todas as Jóias do Infinito pra colocar na manopla dele e ser muito poderoso ao ponto de em um estalar de dedos dizimar metade do universo e os heróis da Marvel se reúnem mais uma vez para tentar evitar esse acontecimento.

A questão é: por que somente metade? Eu fiquei com muita vontade de ler os quadrinhos e entender melhor a história de Thanos, suas motivações, sua realidade, o motivo pelo qual isso de matar meio mundo era a sua missão (eu ainda não sei a história dele então pode ser que eu fale algo que não tenha nada a ver, mas essa foi a visão que eu tive do filme). Vejam bem, a maioria dos vilões quer ou matar todo mundo ou que todo mundo se torne seu seguidor, mas o titã roxo Thaninhos não queria ser idolatrado, tanto que no final ele se isola numa casinha no meio do mato pensando no que fez, ele queria matar exatamente metade da população (e ele já fazia isso em  outros planetas, mas não na escala universal como foi no filme) randomicamente, sem distinção de classe social, cor, orientação sexual, etc.

Isso me lembrou demais as histórias de inteligencias artificiais que detectam que o maior perigo para o mundo é o homem e começa a matar todo mundo pra poder salvar o planeta e isso é muito real, vimos semana passada que o dia da sobrecarga da Terra está a cada ano acontecendo mais cedo e é culpa de quem? Exatamente, do ser humaninho que só pensa em si próprio, lucros, riquezas e dizima o planeta cada dia mais e mais. O que quero dizer com tudo isso é que eu não discordo do Thanos, deu pra perceber que a causa pela qual ele pertence é muito maior que seus próprios sentimentos e emoções (Gamora que o diga), a vida do Thanos foi dedicada a matar metade das pessoas pra outra metade poder sobreviver. Concordar (em partes) com o Thanos não quer dizer que eu seja a favor de sair matando meio mundo, mas se outras medidas não forem postas em prática um Thanos vai surgir não sei ainda de que forma, mas a própria natureza pode se tornar Thanos, seja por catástrofes naturais, doenças devastadoras, meteoros ou através do próprio homem com guerras, contaminações, controle populacional e infinitas outras possibilidades. A verdade é que pra tudo continuar habitável nos próximos anos a Terra precisa urgentemente de uma solução.

Eu não sei se tudo isso fez sentido, mas precisava compartilhar esses devaneios loucos que as vezes tenho após assistir algum filme.

6 comentários

  1. Nossa, Ana. Eu sou dessas também que assisto no meu tempo, e quase nunca pego o hype do momento, também. Por pura preguiça. E confesso que nunca assisti Vingadores, acredita? Mas o seu relato de as máquinas com inteligência artificial perceberem que o problema são os seres humanos é bem Black Mirror. HAHAHA, esse eu assisti, e tem um episódio desses parecido com sua fala: as máquinas dominando o mundo, e exterminando quem é humano.O episódio é pesadíssimo, e tem no netflix.
    Tenho que ver os Vingadores :) cê acredita que assisti Matrix esss dias? Não tá fácil pra mim. HAHAHA
    Beijas <3
    www.bossanouveau.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também assisti Matrix e De volta pro futuro só agora em 2018, não tá fácil pra ninguém hahaha, e tá tudo bem também, a gente não precisa estar no hype o tempo todo. E sim Black Mirror eu também já vi e é assustador justamente por ser tão real!!!

      Excluir
  2. Menina, eu assisti no cinema pq não aguento esperar pra assistir os filmes da Marvel em casa. Sou viciada, mas admito que não conheço as histórias dos quadrinhos. Ok.

    Sobre a tua "teoria", eu concordo. Thanos é um vilão diferente justamente pq ele não quer matar pra dominar ou matar por matar, ele tem uma "causa maior". Pra ele, matar metade em nome do equilíbrio é uma maneira de fazer com que seu povo sobreviva, então seria uma causa válida.

    Ele é um vilão com sentimentos, poxa... achei bonitinho, mesmo ele levando Dr. Estranho, Loki e o Homem de Ferro kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não assisti esse filme mas achei seu desvaneio interessante, agora estou reflexiva...

    ResponderExcluir
  4. Eu não assisti o filme, mas como você mesma colocou, é meio impossível ficar de fora. Sei de tudo o que acontece, mesmo não tendo assistido. O que acontece é que nunca entendi porque o Thanos não estalou os dedos duas vezes e matou todo mundo (ele é um vilão, não é?). Mas acho que sua teoria tem sentido. Talvez ele só seja um cara com prioridades diferentes, que se preocupa mais com o todo do que com o individual.
    E eu super concordo que o ser humano é o câncer da Terra porque cada vez mais a gente estraga tudo o que está ao nosso alcance. A gente deveria fazer um acordão, parar de se reproduzir e entregar a terra pros golfinhos ou sei lá. Algum animal com mais noção e menos ambição (pensamentos radicais demais para serem levados 100% ao pé da letra).

    ResponderExcluir
  5. (Te indiquei pra responder isso aqui: https://limaoquenada.blogspot.com/2018/10/sunshine-blogger-award.html#comment-form)

    Limonada

    ResponderExcluir